terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Usina de Reciclagem a frio


É muito comum associar o nome Usina de Asfalto para a produção de concreto asfáltico, como o CBUQ e outros tipos de misturas asfálticas usinadas a quente. No entanto, existem outros tipos de usinas.
As usinas de pré-misturado a frio, conhecidas também como usinas de solos, têm a função de misturar os agregados para utilização em camadas de base de pavimentos. Pode ser adicionado água e emulsão na mistura dos insumos. Porém, as mais modernas usinas de asfalto a quente podem ser acopladas de um módulo opcional para a produção de misturas a frio utilizando os mesmos silos de agregados.
A fabricante alemã Wirtgen desenvolveu uma usina móvel de reciclagem a frio, de tecnologia mais avançada e muito mais versátil em relação às usinas de solos convencionais. Este tipo de equipamento foi concebido para receber tanto agregados minerais virgens como também material fresado (RAP), para a mistura com o agente ligante, que pode ser uma emulsão ou espuma de asfalto. Adicionalmente um silo de dosagem de cal ou cimento pode ser acoplado ao equipamento para incorporar este agente ligante a mistura.

Em comparação a uma usina de solos convencional, esta usina de reciclagem a frio dosa de maneira extremamente precisa os insumos recebidos para a produção da mistura a frio. Esta dosagem é similar ao processo das usinas a quente, com células de carga e correias com ajuste instantâneo de velocidade. Na sequência, é introduzido o agente ligante. Recomenda-se utilizar a espuma de asfalto, pela economia (devido à taxa de expansão da espuma, reduzindo o consumo) e praticidade desta técnica, que é altamente recomendada devido à boa adesão com materiais frios e úmidos. As quantidades precisas de agente ligante e de agregados são definidas por laboratório. O processo de produção da espuma do asfalto é o mesmo utilizado nas recicladoras autopropulsadas, que realizam a reciclagem in-situ (no local).

A usina é abastecidapor pás carregadeiras em silos com grelhas. A mistura ocorre em misturador do tipo pug-mill, com injeção da emulsão ou de espuma de asfalto. Uma correia de descarga transporta até o caminhão.O funcionamento da usina se dá por um motor diesel. Uma grande vantagem do equipamento é a mobilidade, podendo ser transportado de uma obra a outra, ocupando uma pequena área, conforme fotos e desenho abaixo.


No Brasil já há estes equipamentos operando, todos no estado de São Paulo. O modelo KMA 220 da Wirtgen produz 220 toneladas por hora, permitindo que até mesmo vibroacabadoras de grande porte possam receber material de maneira ininterrupta. Em São Paulo, a usina de reciclagem a frio foi utilizada em um inovador projeto de conservação de vias públicas. O equipamento recebe material fresado (RAP), proveniente de um programa de recapeamento, e pó-de-pedra proveniente de um britador móvel que utiliza restos de demolição da construção civil (RCD). Adicionando 1% de Cimento Portland, é produzida uma mistura com asfalto espumado para ser aplicada como camada de ligação (binder) entre a base e a camada asfáltica de rolamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário