quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Britadores móveis



Novo conceito em tecnologia de britagem, o britador móvel pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações. Desde a britagem de minerais naturais até a reciclagem de resíduos provenientes da demolição de construções (RCD). Dentro de um processo de construção de rodovias, o britador se enquadra em uma etapa inicial ao fornecer os insumos minerais necessários para a utilização em camadas de base e para produção do concreto asfáltico em usinas.
Há opções de britadores móveis de mandíbulas ou por impacto. Por mandíbulas, o material é comprimido entre duas superfícies, cuja relação de redução de material é de 5:1 . Sendo assim é normalmente utilizado como um britador primário. Já nos britadores por impacto, o material é impulsionado por um rotor de alta velocidade contra um escudo de aço, onde é fragmentado. A taxa de redução de material é na proporção de 15:1 aproximadamente, chegando até a 20:1 dependendo do tipo de mineral a ser trabalhado.
O sistema por mandíbulas pode ser utilizado em diversas aplicações, tais como britagem convencional e reciclagem de resíduos. É bastante flexível durante a operação, devido aos ajustes de abertura do britador e ao seu sistema de transmissão hidráulica. Um sistema de pré-peneiramento pode ser configurado e uma calha vibratória reduz o desgaste das correias de descarga de material. A transmissão reversa permite a fácil remoção de qualquer entupimento por excesso de material.
Já o sistema por impacto é usado para trituração de rochas de baixa dureza e abrasividade, além de reciclagem de resíduos da construção civil. Um separador magnético opcional remove restos de aço e outros metais oriundos da demolição de edificações. A britagem de material proveniente de demolição de construções pode ser utilizada para diferentes finalidades, tais como aterros e o preenchimento em camadas de base de ruas e rodovias de menor tráfego, assim preservando o meio ambiente com a diminuição do uso de materiais provenientes da exploração de jazidas.
Os britadores móveis apresentam diversas características que os tornam uma ótima opção para empresas de diversos segmentos, tais como mineradoras, pedreiras e construtoras. Não há necessidade de projetar uma construção fixa com fundações de base. O longo tempo de transporte e montagem é eliminado, com rápida instalação. Apresenta sistema de alimentação diesel-elétrico, com alimentação independente ou pela rede pública opcionalmente. A movimentação por esteiras de aço garante total mobilidade, de fácil deslocamento dentro de uma pedreira conforme consumo das jazidas. Estes equipamentos são dimensionados para executar altas taxas de redução granulométrica de agregados, com altos índices de produtividade.
O processo de britagem é relativamente simples, porém há a necessidade da redução do material por tamanhos pré-estabelecidos, fazendo a separação granulométrica. Visando atender estas demandas específicas, é possível instalar unidades de peneiramento com telas pré-determinadas com etapas primárias, secundárias e até terciárias de trituração através de britadores por cone. A configuração de todo o processo do sistema móvel de britagem é calculada de acordo com a necessidade final do cliente e quanto aos requisitos técnicos do local em que será realizada a instalação. O comboio de britadores abaixo produz 500 ton/h com redução para inúmeras granulometrias.
No Brasil, o britador móvel modelo MR 110 Z EVO da marca alemã Kleemann opera em São Paulo em um projeto pioneiro realizando a trituração de detritos e entulhos da construção civil (foto abaixo), para utilização em camadas de base em obras de reabilitação de pavimentos na capital paulista.  São Paulo produz até 16 mil toneladas de entulho de restos de construções diariamente, cujo destino é o armazenamento em depósitos de lixo. As autoridades municipais tomaram medidas para a reutilização do entulho em construção de novas estradas. Um bom exemplo que deveria ser repetido em outras metrópoles do país.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário